Rio Arade: Percurso

Rio Arade: Percurso das

Fontes Boião-Azilheira


Percurso pedestre para o conhecimento, preservação e valorização da serra algarvia, enquanto principal repositório de água doce. 

Redescobrir os caminhos, as nascentes e as fontes que abastecem o maior curso de água do Algarve!

O percurso pretende valorizar esta Paisagem do Interior e sensibilizar para o papel crucial que a Serra desempenha no provimento de água doce à região algarvia e para a necessidade de investimento em medidas de preservação e valorização sócio-ambiental. É fundamental que a Serra esteja munida de um coberto vegetal desenvolvido, que retenha e fomente a infiltração de água nos solos e que vá libertando, pouco a pouco, para os barrancos, córregos e ribeiras, a água que alimenta os rios, as barragens e os aquíferos no Barrocal, destinados ao abastecimento público e à agricultura.

Próximos Eventos


Localização


O percurso situa-se num troço do principal afluente do Rio Arade – a Ribeira de Odelouca – entre os lugares de Azilheira e Boião.

Duração


O percurso é de 8,5 km, sem dificuldade, com uma duração prevista de 3h.

Objetivo


Sensibilizar a população para o problema da escassez dos recursos hídricos e a gestão sustentável da água.


Público


Diversificado – famílias,
pessoas com mobilidade
reduzida, desportistas,
residentes estrangeiros e
turistas.

Notícias


As notícias que nos chegam da Serra *

A Serra algarvia, tantas vezes considerada madrasta, é, na verdade, uma Mãe d’Água.


No pico do Caldeirão, nascem a Ribeira do Vascão que corre até ao Guadiana; o rio Mira que alimenta o litoral alentejano com a barragem de Santa Clara e desagua em Vila Nova de Mil Fontes; o rio Sado alcançando a foz a Norte, em Setúbal; ou a caudalosa Ribeira de Odelouca, principal afluente do Rio Arade, e atualmente aproveitada pelo grande repositório de água do Algarve, a segunda maior barragem de aterro de Portugal: a Barragem de Odelouca.

Leia Mais

Dia Mundial dos Rios comemorado com Oficina 

O Dia Mundial dos Rios, que se comemora a 25 de setembro, será assinalado com uma Oficina-Caminhada que “transformará uma das plantas invasoras dos rios e ribeiras – a cana (Arundo donax L.) – num personalizado bastão de caminhadas, que lhe permitirá beber a água de todas as fontes!”



A oficina de “Produção Artesanal de Bastão de Caminhadas” será dinamizada pelos artesãos Ana Silva e José Martins, que trabalham com fibras vegetais e que irão ensinar os participantes a produzir o seu próprio bastão de caminhadas.

Ler Mais

A flora e fauna Percurso das Fontes

Um passeio dedicado à fauna e flora do Percurso das Fontes Boião- Azilheira assinala, no dia 22 de maio, o Dia da Biodiversidade.



O passeio será conduzido pelo biólogo Luís Guilherme de Sousa (Universidade de Évora) e ainda se encontram abertas as inscrições para esta atividade no horário da tarde, que irá decorrer a partir das 17 horas, (sendo que a atividade de manhã, marcada para as 9h, já se encontra esgotada).

Read more

Participa da comunidade

#percursodasfontes

Galeria de Imagens


Deixe suas informações


Deixe-nos o seu contacto e seja o primeiro a receber a calendarização dos novos eventos.

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

Share by: